A Associação Cultural Menino de Ceilândia realiza atividades carnavalescas desde 1995, com o Bloco Menino de Ceilândia. Em 2005 o trabalho desenvolvido há mais de dez anos recebeu o título de Ponto de Cultura “Menino de Ceilândia”, possibilitando a ampliação das metas e sonhos, fortalecendo o trabalho nas áreas de capacitação, formação, disseminação da cultura popular, envolvimento com a comunidade, constituição e fortalecimento de parcerias. As ações do ponto são oficinas de literatura de Cordel, artes plásticas, dança passo de frevo, inclusão digital, carnaval de rua e palestras. Tudo isso para um público de jovens e adultos das escolas públicas, centros de referência da Assistência Social e Comunidade em geral.
As ações desenvolvidas no Ponto de Cultura Menino de Ceilândia proporcionaram à aprovação do Projeto Cultura, Turismo e Inclusão Social, no Ministério do Turismo por meio da Fundação Banco do Brasil, um novo desafio para a associação. No projeto é realizado aulas de musicalização com teoria e praticas musical para formação de uma orquestra e um grupo de dança popular, uma cooperativa de costura e serigrafia. A metodologia adotada prevê a associação de palestras temáticas sobre associativismo, história da cultura popular, como: música popular/ frevo, danças populares brasileiras, e história da cidade. Tudo isso numa integração com as oficinas e cursos na perspectiva do alcance do objetivo do projeto.
O projeto Turismo, Cultura e Inclusão Social tem a finalidade de estruturar as ações na perspectiva da geração de oportunidades para jovens, tendo a arte e a cultura como um importante instrumento para a inclusão, intercâmbio cultural e oportunidade de renda. Essas ações estão em sintonia com a atividade principal da associação que é, o carnaval de rua considerando principalmente, o potencial da cidade de Ceilândia na área carnavalesca por sediar o carnaval de Brasília e contar com uma forte expressão da cultura popular nordestinas, onde o gênero Musical e a dança do Frevo é a principal manifestação desenvolvida nas ações da entidade, além das características econômicas e sociais que a cidade apresenta.
O Projeto teve inicio em 10/04/2008 e o seu foi com uma aula inaugural, no Ponto de Cultura Menino de Ceilândia, localizado na QNM-03-Conjunto M – Lote – 28 – Ceilândia Sul. O evento contou com a presença do maestro da orquestra popular de Recife – Ademir de Araújo (Formiga).
Parcerias:
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Ensino Fundamental com oficina de dança
Escola Classe 20 – Ceil Sul – Guariroba, Ensino Fundamental – com oficina de musicalização que acontece na sede da Associação Cultural Menino de Ceilandia durante a semana, com ensaio geral da Orquestra aos Sábados e apoio da Administração Regional de Ceilândia e entidades local.
Os interessados poderão entrar em contato nos números: 3373 2741 e 8157-8180 e-mail meninodeceilandia@gmail.com ou no endereço da Associação Cultural Menino de Ceilândia que fica na QNM 03 Conj. M Lt 28 Ceilândia Sul – DF.