E o Menino vem com tudo em termos de atrações para colocar Ceilândia no roteiro de Momo, a começar pela Orquestra Popular com 20 músicos, mais de 10 passistas, pernas de pau e 18 bonecos gigantes que traz entre eles, a boneca em homenagem a Luciene dos Santos Velez, uma das fundadoras do bloco que nos deixou em setembro de 2022. A querida Nina de tantos amigos e referências na vida cultural do DF, está viva em cada detalhe da comitiva de alegria que vai evoluir pelas ruas de Ceilândia.
Ponto de Cultura desde 2005, quando foi conveniado pelo Ministério da Cultura orquestrado por Gilberto Gil, o Menino de Ceilândia tem vivido nos últimos dias um intenso ritmo de oficinas de produção no seu "barracão", da montagem das exposições do Projeto Temporadas Culturais/Cirandar de Classe, que percorrerá um roteiro de cinco escolas da rede pública da região entre 13/02 e 05/05 com histórias do frevo no DF e no Brasil, passando pela laboriosa atividade de restauro e confeção de bonecos gigantes e figurinos igualmente imensos, até a promoção de feijoada para arrecadação de fundos para garantir o mínimo, uma vez que o Menino de Ceilândia sofreu um duro revés do GDF que o deixou até agora sem o recurso público que anualmente é destinado a blocos de rua no carnaval.
Segundo Ailton Velez, presidente da Associação Cultural Menino de Ceilândia, que mantém o bloco, o que move a equipe é a esperança de que tudo aconteça com a maior alegria. "Apesar de estarmos trabalhando a todo vapor com a confecção de novos bonecos e figurinos, estamos ainda esperando a confirmação do GDF, pois até agora não temos garantia da realização da maior festa popular do Brasil em Ceilândia porque a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, não cumpriu sua obrigação de fazer valer a lei do Carnaval de nº 4.738, de 29 de dezembro de 2011".
De qualquer forma, a saída do Menino de Ceilândia está confirmada para o domingo de carnaval, dia 19/02/2023. A concentração do Bloco será na CNM 01, estacionamento do BRB/Fórum a partir das 15h, com diversas atrações no palco.
A saída em cortejo será as 17h, percorrendo trajetos ceilandenses, indo pela N1 rumo a rua central da QNM 03, descendo na contra mão na via leste, entrando a rua central da QNM 05 e subindo de volta rumo ao local da concentração, onde encerrará o desfile no palco com apresentação da Orquestra, seguida de um cardápio variado de atrações artísticas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário